quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

História da língua no Brasil

No início da colonização portuguesa no Brasil (a partir da descoberta, em 1500), o tupi (mais precisamente, o tupinambá, uma língua do litoral brasileiro da família tupi-guarani) foi usado como língua geral na colônia, ao lado do português, principalmente graças aos padres jesuítas que haviam estudado e difundido a língua. Em 1757, a utilização do tupi foi proibida por uma Provisão Real. Tal medida foi possível porque, a essa altura, o tupi já estava sendo suplantado pelo português, em virtude da chegada de muitos imigrantes da metrópole. Com a expulsão dos jesuítas em 1759, o português fixou-se definitivamente como o idioma do Brasil. Das línguas indígenas, o português herdou palavras ligadas à flora e à fauna (abacaxi, mandioca, caju, tatu, piranha), bem como nomes próprios e geográficos.

Com o fluxo de escravos trazidos da África, a língua falada na colônia recebeu novas contribuições. A influência africana no português do Brasil, que em alguns casos chegou também à Europa, veio principalmente do iorubá, falado pelos negros vindos da Nigéria (vocabulário ligado à religião e à cozinha afrobrasileiras), e do quimbundo angolano (palavras como caçula, moleque e samba).

Um novo afastamento entre o português brasileiro e o europeu aconteceu quando a língua falada no Brasil colonial não acompanhou as mudanças ocorridas no falar português (principalmente por influência francesa) durante o século XVIII, mantendo-se fiel, basicamente, à maneira de pronunciar da época da descoberta. Uma reaproximação ocorreu entre 1808 e 1821, quando a família real portuguesa, em razão da invasão do país pelas tropas de Napoleão Bonaparte, transferiu-se para o Brasil com toda sua corte, ocasionando um reaportuguesamento intenso da língua falada nas grandes cidades.

Após a independência (1822), o português falado no Brasil sofreu influências de imigrantes europeus que se instalaram no centro e sul do país. Isso explica certas modalidades de pronúncia e algumas mudanças superficiais de léxico que existem entre as regiões do Brasil, que variam de acordo com o fluxo migratório que cada uma recebeu.

No século XX, a distância entre as variantes portuguesa e brasileira do português aumentou em razão dos avanços tecnológicos do período: não existindo um procedimento unificado para a incorporação de novos termos à língua, certas palavras passaram a ter formas diferentes nos dois países (comboio e trem, autocarro e ônibus, pedágio e portagem). Além disso, o individualismo e nacionalismo que caracterizam o movimento romântico do início do século intensificaram o projeto de criação de uma literatura nacional expressa na variedade brasileira da língua portuguesa, argumento retomado pelos modernistas que defendiam, em 1922, a necessidade de romper com os modelos tradicionais portugueses e privilegiar as peculiaridades do falar brasileiro. A abertura conquistada pelos modernistas consagrou literariamente a norma brasileira.

Retirado do site http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.a.php

Videos sobre o ENEM, de Português:


http://www.google.com.br/search?q=portugues+para+enem&start=10&hl=pt-BR&sa=N&biw=1280&bih=836&prmd=ivns&source=univ&tbs=vid:1&tbo=u&ei=uEVlTYfPFML98Aba4dHwBg&ved=0CCsQqwQ4Cg

O que estudar para a prova de Português do ENEM?

Morfologia

* Classes de Palavras
* A Relação Determinante/Determinado

Estudo do Nome

* O Substantivo
* O Adjetivo
* O Advérbio

Concordância Nominal

* Concordância do Adjetivo com mais de um Substantivo
* Concordância de dois ou mais Adjetivos com um Substantivo

O Pronome

* Classificação
* Pronomes Pessoais
* Pronomes Possessivos
* Pronomes Demonstrativos
* Pronomes Relativos
* Pronomes Indefinidos

O Verbo

* Os Modos e Tempos Verbais
* Vozes Verbais
* Os Verbos Impessoais
* Predicação Verbal
o Classificação dos Verbos quanto à Predicação Verbal
* Regência
o Regência Verbal
o Regência Nominal
* Concordância Verbal
o Casos Especiais de Concordância Verbal
o Silepse ou Concordância Ideológica

Sintaxe

* Estudo do Período Simples
o O Sujeito e o Predicado
o Termos da Oração
+ Relacionados ao Verbo
+ Relacionados ao Nome
* Estudo do Período Composto
o Orações Subordinadas
+ Orações Subordinadas Substantivas
+ Orações Subordinadas Adjetivas
+ Orações Subordinadas Adverbiais
o Orações Coordenadas

Do blog http://resultadoenem.net/portugues-para-o-enem-materias-para-estudar/

Apostilas de Português para o ENEM grátis.

http://www.enemdicas.com/apostilas/apostila-gratis-portugues-do-enem.html

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Textos Narrativos

- Fábula é uma narrativa figurada, na qual as são animais que ganham caracteristicas humanas. Sempre contém um moral por sustentação, constatada no final da história. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. É muito interessante para crianças, pois permite que elas sejam ensinadas dentro de preceitos morais sem que percebam.( http://pt.wikipedia.org/wiki/F3%A1bula)

Sites onde você pode ver algumas fábulas

- http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm


- http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm


- http://www.metaforas.com.br/infantis/default.asp


- http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=conteudo-menus&tipo=1


- http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/

- http://www.qdivertido.com.br/contos.php


Um exemplo

A menina do leite

A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata.
E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça.
"Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos."
"Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.

Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.

Do livro: Fábulas de Esopo - Scipione

http://www.metaforas.com.br/infantis/a_menina_do_leite.htm



História em quadrinhos
O desenho em quadrinhos é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o intuito de narrar histórias dos mais diversos gêneros e estilos. São publicadas em sua maioria no formato de revistas, livros ou em tiras de jornais e revistas.

A publicação de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. O estilo comics dos super-heróis americanos que predomina no país, tem perdido espaço para uma expansão muito rápida dos quadrinhos japoneses. Os dois estilos têm sido empregados pelos artistas brasileiros.

A tira é o único formato que desenvolveu um conjunto de características profundamente nacionais. Apesar de não ser oriunda do Brasil, no país ela desenvolveu características peculiares. Recebeu influências da ditadura durante os anos 60 e posteriormente de grandes nomes dos quadrinhos underground.

Em 1960, teve início a publicação da revista "O pererê", com texto e ilustrações de Ziraldo. Nessa mesma década, o cartunista Henfil iniciou a tradição do formato “tira”. Foi nesse formato de tira que estrearam os personagens de Maurício de Sousa, criador da turma da Mônica. Suas histórias passaram a ser publicadas em revistas, primeiramente pela revista Abril, em 1987 pela Editora Globo e a partir de 2007 pela Editora Panini.

Durante a década de 60, o golpe militar e seu moralismo confrontaram com os quadrinhos. Por outro lado, inspirou publicações cheias de charges, como, por exemplo, O Pasquim.

A História em Quadrinhos no Brasil ganhou impulso na década de 90, com a realização da primeira e segunda Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro, em 1991 e 1993, e a terceira em Belo Horizonte, em 1997.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/artes/desenho-quadrinhos.htm



Você pode encontrar algumas HQ nesses links.

- http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm

- Como fazer HQ http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html


- Link - sites HQ http://www.sobresites.com/quadrinhos/portais.htm



http://artepravoce.arteblog.com.br/268558/Historia-em-quadrinhos-curiosidades/




http://natymarques2010.blogspot.com/2010/11/hq-historia-em-quadrinhos-historia-em.html

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A Equipe do C. E. Mal. Zenóbio da Costa preparou esse blog de Língua Portuguesa para que através dele você possa estar informando sobre atualidades do Universo da Língua Portuguesa.
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